Entrada seta Ambiente seta Semear Consciências
Semear Consciências PDF Imprimir e-mail

Como pais e educadores temos muita responsabilidade em lançar as "sementes" certas nas mentes das nossas crianças. Hoje em dia tornou-se muito usual falar sobre problemas ambientais e sobre a questão da continuidade da espécie humana e a interacção com o meio ambiente.

Se educarmos desde cedo as nossas crianças, elas poderão ser motores desse processo e compreender porque é que, por exemplo, é tão necessário reduzirmos o consumo de bens. Ter consciência do problema da poluição e do lixo que produzimos não passa somente por reciclar, mas também por reutilizar. Quantos "bonecos/as" tem o seu filho e a qual é que ele dá real importância?

As crianças normalmente têm um preferido. E é esse preferido, que normalmente é o companheiro de brincadeiras, sonhos e que ajuda na despedida dos pais quando estão na escola. Estamos tão apegados aos sonhos materiais e tão longe por vezes da relação e do investimento que ela carece!

Quando escrevo não me excluo do prazer que dá ir às compras e de ser humana e real, mas tenho consciência dos objetivos que tenho para mim no que diz respeito a melhorar, a consumir menos e a desperdiçar menos. Só o fato de vivermos dando esse exemplo, sem palestras, sem discursos mas com acções positivas já contribuímos muito!

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Newsletter

Receba notícias nossas:







Advertisement
[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size