Entrada seta Ambiente seta Atitudes ambientalistas ... porquê?
Atitudes ambientalistas ... porquê? PDF Imprimir e-mail

Numa altura em que parece estar na moda "ser ambientalista" ou pelo menos mostrar "preocupação ambientalista" facilmente se perde de perspectiva todo o porquê deste tema estar a tornar-se tão presente no nosso dia-a-dia.

O nosso planeta corre diversos perigos e a Vida, tal como a conhecemos, assenta num equilíbrio que tem alguma maleabilidade mas que é, contudo, um equilíbrio delicado. Conseguir perturbar esse equilíbrio não é fácil, mas (possivelmente) pela primeira vez, no nosso planeta, surgiu uma espécie que devido à sua grandeza e potencial, tanto criativo como destructivo está de facto a causar grandes mudanças.

Por outro lado já ficou provado no passado que se as civilizações - as pessoas - unirem esforços, conseguem mudar de direções destructivas para constructivas. Refiro-me ao problema que se descobriu no final dos anos 70 e que se agravou durante os anos 80 - o buraco na camada de ozono. A certa altura constatou-se que a situação, se continuasse a evoluir ao ritmo que estava a evoluir, poderia ter consequências graves para o planeta e para a nossa saúde. Assim tomaram-se algumas medidas que apesar de o buraco ainda existir todos os anos, parece ter estabilizado.

Assim o "porquê" é muito simples - podemos e devemos unir esforços para alterar o rumo presente que prevê que o nosso planeta deixe de ser habitável, tal como o é, em menos de 100 anos. Visto que as mudanças serão mais ou menos graduais, isto é algo que provavelmente nos vai afectar a nós, de certeza vai afectar os nossos filhos e poderá pôr em perigo a própria existência dos nossos netos.

Devemos fazer tudo o que pudermos para tomar consciência do que se passa, para levar essa informação aos nossos amigos e para agir - ainda que seja nas pequenas coisas, se não conseguirmos mais - comprar um carro menos poluente, poupar energia, água, etc.- Porque ainda estamos a tempo! :)

matamedos480x360.jpg

 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Newsletter

Receba notícias nossas:







Advertisement
[+]
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size